Infusão ou Maceração ?

Tea Drinks

Nosso trabalho nos últimos anos sofreu uma revolução em vários pontos, podemos citar a entrada em massa de produtos Premium no mercado interno, fato que contribui para a mudança no consumo no Brasil.

Segundo a Story MIntel,  “O mercado de destilados no Brasil vêm apresentando dicotomias nos últimos anos. Enquanto bebidas alcoólicas de menor valor agregado, como as cachaças, mostram desempenho descendente em volume no varejo; categorias de maior valor agregado, como o whisky e vodca, têm tido forte crescimento. Com dinâmicas, desafios e oportunidades diversas, pontuam-se campos de atuação distintos para cada uma das categorias.

O valor agregado faz a grande diferença nas escolhas, nós profissionais então nos jogamos em busca de descobrir o novo e rever o clássico, novas técnicas se misturaram com antigas para formar os novos Barmans. De acordo com Rafael Mariachi (2013) “O nível técnico explodiu. A internet possibilitou pra quem mora em regiões distantes realizar pesquisas – na maioria das vezes gratuitamente – para aprender e aplicar da mesma forma que fazemos aqui. Nomes como o Braynner em Recife, Bruna Abeijon e Jefferson Reimman em Porto Alegre demonstra isso “.

Uma das técnicas que ressurgiu com força foram as Infusões frias e a infusão por vácuo, em outro post falamos da mais moderna que é  a infusão a vácuo.

A infusão segundo Michael Jackson ( 1979), “ na fabricação de licores, é o processo pelo qual se extrai o aroma das frutas, colocando-as de molho”, nos bares dos interiores espalhados pelo Brasil é fácil ainda achar as infusões de carqueja com cachaça, cobra, escorpião,  etc. A confecção de ingredientes exclusivos para os nossos coquetéis se tornou abito nos profissionais de ponta, e o uso dessas infusões se popularizou !!!

Segundo Marina Vidigal (1999), infusão é o processo onde as ervas devem ser socadas com um pilão dentro de um recipiente de madeira. Em seguida têm de ser posta em um recipiente com liquido fervente. No caso  da Maceração o processo se da apenas em colocar de molho em uma substancia fria, para que ela possa desprender seu principio ativo no liquido. Abaixo uma receita muito bacana de um cocktail com infusão by Simon Toohey

Bilmah-Iced-TeaBILMAH ICED TEA BY SIMON TOOHEY

Ingredientes:

  •  30ml Gin
  • 30ml  Apricot Brandy
  • 30ml Strong Dilmah Lapsang Souchong Tea Cooled down
  • 20ml Suco de limão fresco
  • 10ml Xarope Simples

Método: Batido

Guarnição: Nenhuma