Mixologia Molecular- Solução Salina


egipsios

O sal foi provavelmente, desde o princípio dos tempos, o primeiro mineral utilizado conscientemente pelo homem como suplemento alimentar.

A crescente necessidade e preocupação do homem para manter os alimentos em bom estado levou-o a perceber que o uso do sal, era um dos métodos.

Assim como como em um prato, os  coquetéis precisam ser equilibrados. Certos sabores precisam ser ressaltados !! Os grandes barmans vem usando em seus coquetéis a “Saline Solution ou a Solução Salina”

Sim, o sal.

E não apenas na borda de uma Margarita ou no tempero do Blood Mary, a solução salina pode ser usada em uma vasta quantidade de coquetéis para realçar sabores  diversos .

A adição de sal traz diversas notas, mas também pode esconde-los ” É verdade – a ciência diz que o sal suprime amargura e aumenta sabores doce e azedo. Também libera moléculas de aroma que intensificam  os ingredientes para o ar, potencializa o sabor. Então, por que não estamos usando o  sal em coquetéis com mais frequência ?!

Ate mesmo os clássicos da coquetelaria se transformam quando se usa a solução salina, que tal testar e mandar suas conclusões para que todos saibam ?

Abaixo a receita da solução salina

Solução de sal:

  • 100ml água + 15g sal

The Bitter Maia

The Bitter Maia

Por Jenn Ferreira de Cook & Brown Public House, em Providence, RI

INGREDIENTES

  • 1 1/2 partes Del Maguey Chichi Capa mezcal
  • 1/2 partes Campari
  • 1/2 partes Cointreau
  • 1/2 partes Punt e Mes
  • 6 gotas de Solução Salina  ou uma pitada de sal marinho

PREPARAÇÃO

Misture todos os ingredientes em uma coqueteleira. Adicione gelo e bata até a coqueteleira ficar bem gelada. Verta para uma taca Coupe, em seguida, decore com um zest de laranja.