Destilação a baixa temperatura

Os Mixologistas que podem pagar a compra de um evaporador rotativo, que custa mais de $ 6000, equipamento utilizado para extrair óleos essenciais de um ingrediente sólido por ebulição em vácuo a baixa temperatura sem danificar os compostos de aroma fresco. Os óleos essenciais podem então ser misturados com outros ingredientes para serem utilizados em um cocktail.

Este método tem sido utilizado para extrair aromas de solo e de couro por exemplo !!

Um evaporador rotativo ou rotavapor é um dispositivo utilizado em laboratórios químicos para a remoção eficiente e suave de solventes a partir de amostras por evaporação. Quando referenciado na literatura de pesquisa química, descrição da utilização desta técnica e equipamento pode incluir a frase “evaporador rotativo”, embora o uso é frequentemente bastante sinalizado por idioma diferente por exemplo, “a amostra foi evaporado sob pressão reduzida”.

Evaporadores rotativos são também utilizados no cozimento molecular para a preparação de destilados e os extratos.

Um sistema de evaporador rotativo simples foi inventado por Lyman C. Craig. Ele foi o primeiro comercializado pela empresa suíça Büchi, em 1957. Outras marcas evaporador comuns são Heidolph, LabTech, Stuart, SENCO, IKA e EYELA.

Na pesquisa a forma mais comum é a unidade de bancada 1L, enquanto em larga escala (por exemplo, 20L-50L) versões são usados em plantas-piloto em operação comercial química

Caso não tenha algo em torno desse valor pra investir, pode se encontrar no mercado óleos essências prontos pra uso , a alguns anos utilizo óleos essenciais By Samia  de ótima qualidade.