Entrevista Zeca Meirelles” proprietário da Pro Drinks”

Jose Antonio Meirelles ou Zéca

Formação:

Tenho uma formação totalmente técnica, formado em engenharia pela Escola Politênica e também físico pela USP, sempre envolvido em TI. Mas depois de ficar sem cozinheira em casa tive que botar a mão na massa. Como a formação técnica sempre exige de você um contínuo aprendizado, fiz um curso de qualificação de cozinha na Hotec, para ter base sólida na cozinha. Como só isto não era suficiente, comecei sozinho a fazer experiências com gastronomia molecular na base de leituras dos chefs espanhóis e levando para a cozinha estas técnicas como ferramentas de criatividade como na linha da cozinha pósmoderna. Depois complementei com cursos específicos em cozinha tecno-emocional.

Qual é o diferencial da ProDrinks?
A idéia da ProDrinks surgiu da necessidade de uma escola para bartenders que atendesse as demandas do mercado, oferecendo um curso de qualificação profissional em local preparado para aulas teóricas e práticas com  instrutores altamente capacitados e experientes para formação do profissional com base teórica e com muita experiência de balcão e serviço.

Mixologia Molecular na ProDrinks:

A mixologia molecular ou progressiva será muito bem explorada na ProDrinks como uma ferramenta de criatividade, em que as novas técnicas e equipamentos sejam bem compreendidas e estejam à disposição destes novos profissionais.

Qual o público a ProDrinks pretende alcançar?

Estamos oferecendo um curso de qualificação profissionalizantes, Técnicas de Bar, para a pessoa que queira ingressar no mercado de trabalho ou para aquele profissional que deseja melhorar seus conhecimentos e alcançar um melhor posto no trabalho.
Teremos também aulas ou workshops voltada para o público em geral que deseja aprender a fazer drinks simples ou sofisticados em casa ou para os amigos, além da aulas de harmonização de drinks com gastronomia.
Para o profissional, os cursos oferecidos são de mixologia progressiva, administração e custos no bar, confecção de cardápios com drinks de autoria.

Novas tendências:
Você conhece aquele restaurante que tem o melhor beef bourguignon do mundo, ou aquele barman que te fala que faz o melhor Dry Martini da cidade? Isto não é mais suficiente para se sobressair!  O mercado é ávido por novidades, o cliente que vai ao seu bar ou restaurante quer ser surpreendido, que em geral é com a conta mesmo.
Aqui temos uma ótima comparação com os chefs de cozinha, o Alex Atala colocou o seu restaurante DOM como o sétimo do mundo não foi fazendo pratos clássicos franceses, o mesmo você pode notar com as premiações dos bartenders no Brasil o no mundo, somente aqueles criativos é que estão se destacando.
Assim, se você tem uma formação sólida, pode se aventurar em processos criativos com sucesso, aplicando técnicas como mixologia progressiva e novos equipamentos na elaboração de coquetéis.

Como você vê a evolução dos bares?

boom econômico que estamos vivendo no Brasil, que com a redução da inflação proporcionou uma melhor distribuição de renda para a população proporcionou também um sensível refinamento em nossos costumes. Anos atrás que um grupo de amigos se reunia era invariavelmente  para tomar cerveja e dessas bem comuns, agora nestes mesmos bares que freqüentava anos atrás, você já encontra as cervejas Premium e no mínimo um bom cardápio de caipirinhas especiais.
Isto proporcionou a abertura de muitos restaurantes que estão dando uma atenção especial ao bar que é uma excelente fonte de renda e também de bares sofisticados como o Número, Anexo SB e muitos outros, valorizando assim a profissão de bartender.

 Um conselho ao barman iniciante!

Para que uma receita se torne um ótimo drink, precisa de 2 coisas: compreensão e experiência. Quando mais sólida formação tiver o profissional mais fácil será a compreensão das receitas, depois conta e experiência de fazer o coquetel até de olhos fechados. Assim, é essencial que o barman invista na sua carreira fazendo cursos, lendo livros, trocando experiências e hoje é muito fácil buscar conhecimento na Internet.

www.prodrinks.com.br