Mixologia no Vinho ?

Esse blog trata de mixologia, não falamos muito de vinho por aqui, mas esse vinho me despertou uma certa curiosidade !!!!

Eu pergunto, isso seria mixologia ?

Norueguês radicado no Chile, Ian Hutcheon alimenta duas paixões: vinhos e astronomia. E durante algum tempo alimentou o sonho de combinar as duas coisas. Até que, em 2009, comprou uma vinícola no Vale do Cachapoal – a Hutcheon’s Tremonte Vineyard. Então, teve a ideia de juntar um pedaço de um meteorito em uma barrica de cabernet-sauvignon. Nascia assim, o primeiro vinho com elementos extraterrestres que se tem notícia no mundo.

“A ideia de submergir o meteorito no vinho é dar a oportunidade de todos poderem tocar algo vindo do espaço”, explicou Hutcheon.

Batizado de Meteorito, o vinho é um cabernet-sauvignon envelhecido em barricas por 12 meses, junto com um pedaço do meteorito, encontrado no Vale do Atacama, e cuja idade é estimada por Hutcheon em 4,5 bilhões de ano.  O meteorito foi cedido a Hutcheon por um colecionador norte-americano. Medindo 7,62 centímetros, acredita-se que a pedra caiu no Deserto do Atacama há cerca de 6.000 anos.

O vinho foi produzido com uvas cabernet-sauvignon colhidas em 2010. Após uma fermentação de 25 dias, antes de ocorrer a malolática, é que o meteorito foi adicionado a uma barrica onde o vinho estagiava. Antes de ser engarrafado, o vinho foi mesclado com a cabernet que estagiava em outras barricas, sem a presença do meteorito.