Mixologia Molecular “O gelo é importante?”

O gelo é importante?

Como seria os coquetéis e os destilados se não existisse o gelo? Pense nisso – este é o único ingrediente universal para quase todos os coquetéis (com a exceção óbvia de bebidas quentes e alguns coquetéis com espumantes). Bebidas sem gelo da calafrios, mas como ele derrete e se torna uma parte da mistura é um ingrediente muito importante, por isso, a água congelada merece um pouco mais de atenção.

Formas de gelo:

Existem quatro tipos básicos de gelo (cubo, quebrado, britado e bloco) e cada um tem uso, nos últimos anos vem surgindo alguns novos shapes de gelo, isso mostra o quanto a coquetelaria evoluiu e descobriu os segredos básicos desse ingrediente fundamental.

Cubos de gelo:

Cubos de gelo são bons para quase todos os mistura: para agitar, mexer, bebidas nas pedras, com sucos e refrigerantes. A área de superfície maior, mais grosso faz um cubo derreter lentamente e provoca menor diluição, costuma-se encher a coqueteleira com 2 / 3 para melhores resultados.

Com a ajuda de um saco de lona ou uma toalha limpa os cubos podem ser triturados em pedaços rachado ou esmagado. A única outra coisa que você precisa para isso é um objeto contundente (ou seja, martelo, muddler). É um pouco de trabalho, mas bastante terapêutico.

Gelo picado:

Menor do que cubos, gelo picado derrete mais rápido e adiciona mais água para bebidas. Geralmente isso é usado para fazer Frozzem no liquidificador dando uma ótima consistência no final. Dois terços de uma xícara de gelo picado é perfeito para um único Frozzem Daiquiri ou Margarita. Gelo vem normalmente picado da fábrica.

Gelo raspado/escama:

Gelo raspado é o que você costuma encontrar em máquinas de refrigerante, na gringa. Este é um gelo muito fino que é usado aqui no Brasil para produzir à famosa raspadinha. também podemos usar para servir alguns espíritos como Chambord , baileys e amaretto.

Bloco de gelo:

De volta ao dia em que todos os bartenders tinham de quebrar o utilizando suas ferramentas e criar pedaços menores para as misturas. Felizmente, não temos que usar picaretas e furadores.

Blocos de hoje são utilizados principalmente para a refrigeração e pode tomar qualquer forma que você deseja. Anéis são populares e há muitos moldes disponíveis, mas você também pode usar quase qualquer recipiente que se tem disponível.

Bola de gelo:

Outro tipo de gelo que vem sendo usado nos bares são as bolas, que é comumente usado no Japão para servir “whisky on the rocks.” Saiba mais sobre a bola de gelo e como fazer um.

Fazendo o melhor gelo:

Ciência básica diz que o gelo é água em uma forma sólida e dado que, é apenas lógico que a água mais limpa produz o gelo mais limpo, que vai acrescentar água ao seu coquetel no final. Se for produzir seu próprio gelo escolher bem a água: destilada, purificada, fonte natural ou mineral, nunca usar água da torneira não filtrada.

Mantenha o seu gelo fresco, evite guardá-lo no freezer perto alimentos como peixes ou qualquer outra coisa para não contaminá-lo com sabores indesejados.

O gelo pode ser armazenado para facilitar o acesso durante o serviço em um balde térmico ou uma cuba de inox isso irá manter o gelo por mais tempo.

Fonte

cocktails.about.com